A relação da psicanálise com as ciências e áreas afins
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v11i3.660Palavras-chave:
Psicanálise, Ciência, História da psicanáliseResumo
O autor discorre sobre o modo como a psicanálise se relaciona com as ciências e as áreas afins. Percorre, com esse intuito, a história da psicanálise. Parte de Freud e Breuer, que trabalhavam dentro da tradição da ciência alemã, e descreve uma primeira fase, os primeiros cinqüenta anos, caracterizados pela busca de respeitabilidade científica para a nova ciência. A segunda fase inicia com Melanie Klein, nos anos 30, que modifica a visão psicanalítica freudiana, voltada para o passado. Seu ponto de vista estava voltado para a frente, para o desenvolvimento. Isso, aliado à descoberta das funções da identificação projetiva, mudou a concepção da responsabilidade do indivíduo em relação ao seu desenvolvimento. A partir daí, passou a haver certa ressonância com desenvolvimentos em outros campos, principalmente os relacionados com comunicação, verbalização, inteligência e funcionamento do cérebro, estabelecendo ligações com a filosofia. Os aportes de Bion permitiram novas concepções a respeito da luta entre o bem e o mal, levando ao reconhecimento de que, se há um mal a ser descrito, trata-se de ações más e não de pessoas más e do papel que a confusão desempenha na determinação dessas ações. Esses desenvolvimentos levaram a psicanálise para longe da ciência baconiana, aproximando-a da tarefa parental e do espírito da arte, da filosofia e da religião (AU)Downloads
Referências
Sem referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.