Palavra da Editora
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v25i3.381Resumen
É com muito orgulho que me dirijo a todos neste momento em que comemoramos o aniversário de 55 anos de nossa querida Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre, a SPPA, e de 25 anos de sua Revista de Psicanálise. Sinto-me honrada em ser eu hoje a pessoa que ocupa o cargo de Editora, que me possibilita homenagear nossa Sociedade e sua Revista. Antes de mais nada, quero agradecer às várias Diretorias que confiaram a mim esta importante tarefa. Necessário também agradecer aos Editores que me precederam e que, desde a fundação da Revista em 1993, lançaram as bases que qualificam nosso periódico. Foram eles os psicanalistas: Mauro Gus, José Carlos Calich, César Luís de Souza Brito, Anette Blaya Luz, Zelig Libermann e Tula Bisol Brum.
Agradeço muito especialmente à equipe competente e incansável, que compõe o Conselho Editorial da Revista, e à sua eficiente secretária, bem como a todos os colegas, funcionários e colaboradores que, ao longo desses 25 anos, fizeram parte da equipe editorial e ofereceram sua contribuição para que a Revista seja hoje um dos importantes veículos de transmissão do conhecimento psicanalítico em nosso país. E preciso igualmente agradecer a todos os colegas que têm enviado seus artigos científicos e aos que realizam conosco a seleção dos artigos para publicação.
A Revista de Psicanálise nasceu a partir do sonho e da determinação de nossos pioneiros, os quais cumpriram o objetivo de dar voz e visibilidade à psicanálise que é ensinada e praticada em nossa Sociedade. Desde o início, a Revista vem recebendo artigos de colegas daqui e de psicanalistas das mais variadas nacionalidades, tendo um alcance que supera as limitações de idioma. Nossa linha editorial sempre foi de pluralismo científico e de diálogo com as variadas teorias psicanalíticas, desde que aplicadas com ética e seriedade científica.
Queremos também dizer para aqueles que aqui estão e que, por não serem de nossa área, desconhecem a Revista que ela tem por objetivo divulgar a psicanálise enquanto método de tratamento clínico, mas que a SPPA e sua Revista têm também como missão dialogar com a comunidade e com a cultura – como, aliás, estamos fazendo hoje.
Desejamos conversar com nossos pares, mas igualmente com nossas comunidades. Neste sentido, a Revista sempre procurou prestigiar e formar parcerias com órgãos representativos da sociedade ampla, criando atividades de intersecção da psicanálise com a cultura, como, por exemplo, as que realizamos anualmente por ocasião da Feira do Livro de Porto Alegre. Buscamos igualmente organizar e publicar, em números temáticos ou seções especiais, atividades que a SPPA promove, como simpósios, ciclos de estudos, entrevistas e outras.
Privilegiamos também a publicação de ações de responsabilidade social que colegas da SPPA realizam em parceria com a Secretaria da Educação do município e com grupos de adolescentes de comunidades em vulnerabilidade social. Pensamos que esse conjunto de tarefas possibilita o cumprimento do fundamental papel de colaborar para a evolução do conhecimento e promoção da saúde e do bem-estar individual e social.
A Revista de Psicanálise da SPPA considera que é de sua responsabilidade divulgar a psicanálise que praticamos: aquela que estimula o pensamento e a compreensão das motivações humanas em sua complexidade, sem fáceis e falsos maniqueísmos (que proliferam especialmente em momentos de tensão como os que vivemos atualmente em nosso país). Da mesma forma, uma psicanálise que busca, para dentro e para fora de nossos consultórios, o alcance dos importantes valores do humanismo, da verdade, da liberdade de ser o que se é, da tolerância com as diferenças e da consideração com os demais.
Muito obrigada a todos. Muito obrigada e parabéns, SPPA.
Lúcia Thaler
Editora da Revista de Psicanálise da SPPA
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.