Comentário ao texto Acerca da minha concepção do Eu, de Jean Laplanche
Palavras-chave:
Ego, Superego, Atividade tradutiva, Derivações metonímica e metafórica, Função sintética do EgoResumo
O presente artigo é um comentário à nota de Jean Laplanche escrita entre os anos de 1990-1991, na qual ele procura situar seus alunos de então a respeito de suas posições sobre o conceito de Ego, o qual extensamente estudava desde 1970. O ponto de vista econômico é destacado como papel central na função do Ego e neste cenário, referenciando o seu conceito de atividade tradutiva. É discutida a afirmação de Laplanche sobre as derivações metonímicas e metafóricas do Ego, assim como a relação delas com a ligação das pulsões. É também discutido o papel da sexualização sobre o Ego-instância inicial, na transformação em Eu-indivíduo. Uma proposição de diferenciação de nomenclatura entre o Ego-instância e o Eu-indivíduo é trazida para estabelecer a diferenciação entre um Superego primitivo, punitivo e acusatório e um Supereu resultado da ação da atividade tradutiva. São introduzidas respostas iniciais para as três perguntas que finalizam o texto de Laplanche sobre o Id, o ideal de Eu, o Ego ideal e o Superego.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista de Psicanálise da SPPA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.