Sugestão e sedução na psicoterapia do adolescente: um problema ético

Autores

  • Adela Abella Sociedade Psicanalítica Suíça (SPS)

DOI:

https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v27i3.767

Palavras-chave:

Ética, Adolescência, Identidade, Narcisismo, Sugestão, Sedução, Apropriação subjetiva

Resumo

A autora apresenta o problema ético da influência e sua consequência extrema: a doutrinação nos tratamentos analíticos e, em particular, nos casos dos adolescentes. A ideia inicial é considerar a aquisição de uma identidade pessoal como tarefa central da adolescência. Nesse sentido, pode-se dizer que o problema fundamental desse período da vida é a problemática narcisista, entendendo por narcisismo a relação com a imagem de si mesmo e a questão da regulação da autoestima. O adolescente oscila entre o desejo intenso de autonomia e a nostalgia da dependência dos pais protetores da infância. Nesse contexto, os riscos de sugestão e de sedução na psicoterapia de adolescentes são particularmente agudos, sendo, ao mesmo tempo, temidos como obstáculo à independência e desejados como fusão tranquilizadora. O terapeuta deve levar em consideração esses riscos, tanto em seu paciente como em si mesmo, a fim de estimular uma apropriação subjetiva por parte do adolescente que seja a mais autêntica possível. Esses diferentes aspectos serão ilustrados por meio de um caso clínico (AU)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adela Abella, Sociedade Psicanalítica Suíça (SPS)

Psiquiatra, psicoterapeuta infantil, adolescente e adulto. Membro da Sociedade Psicanalítica Suíça (SPS). Ex-presidente do Centro de Psicanálise da Suisse Romande. Membro do conselho do International Journal of Psychoanalysis e do Comitê de Cultura do IPEA.

Referências

Abella, A. (2012). La séduction dans la cure des adolescents: Œdipe et/ou Narcisse? Review Française de Psychanalyse, 76(5),1479-1484.

Abella, A. (2014). La psychothérapie psychanalytique individuelle: est-elle possible à l’adolescence?In J’agis donc je suis – variations contemporaines dans les soins psychiques à l’adolescence, Barbe R., Fredenrich A. et Wenger W. eds, à paraître chez Médecine & Hygiène, Genève.

Abella, A., & Dejussel, G. (2017). Conviction, suggestion, séduction. Paris: Puf.

Freud, S. (2006). O estranho. In Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. (J. Salomão, trad., vol. 17. pp. 237-270). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1919).

Golse, B. (2002). Psychothérapie du bébé et de l’adolescent: convergentes. La Psychiatrie de l’enfant,45(2), 393-410.

Jeammet, Ph. (2002). Spécificités de la psychothérapie analytique à l’adolescence. Psychothérapies,22(2), 77-87.

Laufer, M. (1965). Assessment of adolescent disturbances. The application of anna freud’s diagnostic profile. Psychoanalytic Study of the Child, 20, 99-123.

Downloads

Publicado

22-02-2021

Como Citar

Abella, A. (2021). Sugestão e sedução na psicoterapia do adolescente: um problema ético. Revista De Psicanálise Da SPPA, 27(3). https://doi.org/10.5281/sppa revista.v27i3.767