A abordagem freudiana da ilusão e da crença: a posição religiosa e a posição do analista
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v14i3.701Palavras-chave:
Ilusão, Crença, Desmentida, Recusa, Castração, Sentido, ReligiãoResumo
Revisitando a polêmica entre o semiólogo italiano Umberto Eco com Carlo Martini (Bispo de Milão) pretendo precisar a atualidade e o caráter radical da crítica freudiana à posição religiosa tal como é desenvolvida em Futuro de uma ilusão (Freud, 1927). Na mesma perspectiva, refiro-me parcialmente ao intercâmbio epistolar entre Freud e o pastor O. Pfister. Proponho-me, para isso, desenvolver as conseqüências de uma equiparação proposta por Freud entre posição religiosa (estruturada em torno do que ele designa como contrato com o pai) e a posição neurótica. No marco dessa equiparação, abordarei particularidades da posição subjetiva de Freud (que se depreendem de sua proclamada irreligiosidade definitiva), bem como sua proposta de uma educação irreligiosa e sua metáfora do abandono da casa paterna. Assim como sua articulação entre religião e sentido, trata-se de formulações que permitem refletir sobre a posição do analista e contribuir, por sua vez, para nossas discussões em torno do propósito da análise, concebido como um perpassamento da condição neurótica , e um algo a mais da referência ao pai (AU)
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