Aprendendo a envelhecer

Autores

  • Abrão Slavutzky

Palavras-chave:

Envelhecimento, Horror, Humor, Bondade, Paciência

Resumo

Aprender a envelhecer é difícil; envelhecemos de acordo com a forma com que vivemos, entre sorrisos e lágrimas, sucessos e fracassos, ou seja, desfrutar a velhice, suportá-la, é um desafio até a morte. Já existiram tempos em que o ancião foi valorizado, por conter a memória familiar e cultural; agora, por não integrarem a produção econômica e o consumo, assim como por um certo desprezo pela memória, os velhos tendem a ser relegados. Freud, aos setenta e nove anos, perguntou em uma carta enviada à Lou Andreas-Salomé: “Que grau de bondade e de humor tem que se alcançar para suportar o horror da velhice?” (Mannoni, 1997, p. 25). Comento três palavras nessa pergunta: horror, bondade e humor. Estar aprendendo a envelhecer é ser grato a vida e capaz de manter o espanto diante das maravilhas do entardecer e amanhecer. Essenciais na velhice são os amigos, que afastam a morte, como disse J.B. Pontalis em uma entrevista sobre amizade à revista Veja. Para envelhecer é preciso ter paciência, e paciência é a palavra que acrescento ao horror, gratidão e humor com que Freud descreveu a velhice. Sejamos, assim, pacientes como analistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abrão Slavutzky

Médico Psiquiatra. Psicanalista.

Referências

Cícero. (1997). Saber envelhecer. Porto Alegre: L&PM 1997.

Freud, S. (1978). Análisis de la fobia de um niño de cinco años. In Freud, S. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1917)

Freud, S. (1978). El humor. In Freud, S. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu, 1978. (Original publicado em 1927)

Freud, S. (1978). El problema econômico del masoquismo. In Freud, S. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1924)

Freud, S. (1978). Inhibición Sintoma y Angústia. In Freud, S. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1926)

Freud, S. (1978). Sobre las trasposiciones de la pulsión, en particular del erotismo anal. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu. (Original publicado em 1917)

Mannoni, M. (1997). Lo nombrado y lo innombrable-la última palavra de la vida. Buenos Aires: Nueva Vision.

Pontalis, J.B. (2005). Esse tempo que no passa. Buenos Aires: Topia editorial.

Pontalis, J.B. (2003). Perder de Vista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Rio de Janeiro.

Sacks, O. Gratidão. São Paulo: Companhia das Letras.

Shakespeare, W. Rei Lear. São Paulo: Circulo do Livro.

Slavutzky, A. (2014). Humor é coisa séria. Porto Alegre: Arquipélago.

Slavutzky, A. (1990). Para início de conversa. Porto Alegre: Movimento.

Winnicott, D.W. (1975). O brincar & a realidade. Rio de Janeiro: Imago.

Publicado

20-01-2023

Como Citar

Slavutzky, A. . (2023). Aprendendo a envelhecer. Revista De Psicanálise Da SPPA, 29(3), 357–364. Recuperado de https://sppa.emnuvens.com.br/RPdaSPPA/article/view/1063

Edição

Seção

Artigos