Apresentação do texto Acerca da minha concepção do Eu, de Jean Laplanche

Autores

  • Luiz Carlos Tarelho Fondation Jean Laplanche

Palavras-chave:

O Eu em Laplanche, Derivações do Eu, Teoria do apoio, Atividade tradutiva

Resumo

O presente artigo busca resgatar o contexto, não apenas histórico, mas também teórico, no qual foi escrito o texto de Jean Laplanche intitulado Acerca da minha concepção do Eu. Ele destaca o caráter eminentemente didático do texto, escrito para fins de esclarecimento, e sublinha alguns pontos nevrálgicos tratados pelo autor, como é o caso da dupla derivação do Eu e da teoria do apoio. Além disso, procura inserir uma questão que se tornou polêmica, envolvendo a chamada “atividade tradutiva”, buscando elementos no texto para subsidiar essa discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Tarelho, Fondation Jean Laplanche

Psicólogo e psicanalista. Doutorado em Études Psychanalytiques - Université de Paris VII - Université
Denis Diderot e pós-doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (UNICAMP). Integrante do grupo de pesquisadores que integram a Fondation Jean Laplanche. Foi aluno de Jean Laplanche.

Referências

Laplanche, J (2021). Acerca da minha concepção do Eu. Revista de Psicanálise da SPPA, 28(1), 1-5. (Trabalho originalmente publicado em 1996)

Laplanche, J (1997). Freud e a sexualidade: o desvio biologizante. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho originalmente publicado em 1993)

Tarelho, L. C. (2021). Novas contribuições para a discussão sobre a atividade tradutiva da criança e seu protagonismo na constituição da tópica psíquica. Calibán- Revista Latino-americana de Psicanálise, 19(1-2), 124-139.

Publicado

04-12-2021

Como Citar

Tarelho, L. C. (2021). Apresentação do texto Acerca da minha concepção do Eu, de Jean Laplanche. Revista De Psicanálise Da SPPA, 28(3), 727–733. Recuperado de https://sppa.emnuvens.com.br/RPdaSPPA/article/view/tarelho