O adolescente de hoje e a psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v16i2.733Palavras-chave:
Adolescência, Subjetivação, Configurações familiares, Realidade virtualResumo
O artigo postula que a adolescência como processo deve ser abordada de uma perspectiva que abranja o mundo interno, a provisão ambiental e o momento histórico-sócio-político em que o sujeito atravessa sua crise vital. Paciente e analista são seres socializados que respondem às condições da cultura de cada época. O corpo tem uma presença contundente nesta etapa vital, e é assim que a adolescência pode ser considerada como paradigmática do enlaçamento
do corporal, do psíquico e do social. Para o trabalho analítico com pacientes desta idade, precisa-se de uma plasticidade especial que também tem que incluir a tentativa de compreender os códigos adolescentes. Neste sentido é abordado o tema de como os avanços tecnológicos chegam até nosso consultório e, da mesma maneira, a compreensão da sexualidade a partir dos pontos de vista arraigados nas novas configurações familiares. No que se refere a este último ponto, postula-se a necessidade de diferenciar privacidade de intimidade, pensada esta última como aquele espaço mental onde se desenvolve a formação de símbolos. Há também uma referência aos quadros de latência prolongada, tão comuns nas consultas de nossos tempos (AU)
Downloads
Referências
BAINBRIDGE, D. (2009). Nota publicada no jornal La Nación, 16 de agosto de 2009.
BION, W.R. (1976) “Turbulencia emocional”, em Seminarios clínicos y cuatro textos. Buenos Aires: Lugar editorial, 1992.
FREUD. S. (1909) La novela familiar de los neuróticos Buenos Aires: Amorrortu, vol. IX, 1976.
GABBARD, G. (2009). Palestra no painel “El lugar de la realidad virtual en el psicoanálisis” 46ª
Congresso da Associação Psicanalítica Internacional, sexta-feira 31 de julho de 2009, Chicago, USA.
MELTZER, D. (1967). El Proceso Psicoanalítico. Buenos Aires: Hormé, 1968.
. (1973) Estados Sexuales de la mente. Buenos Aires: Kargieman, 1974.
. (1993) Adolescentes. Buenos Aires: Spatia, 1998.
. (2006) La tarea clínica con adolescentes hoy. In: Adolescencias: Trayectorias turbulentas. Buenos Aires: Paidós.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.