A adolescência hoje, entre liberdade e imposição
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v16i2.726Palavras-chave:
Adolescência, Dependência, Evolução social, Paradoxo e patologia dos limites, Psicopatologia psicanalíticaResumo
A evolução da sociedade mudou nosso olhar sobre certos aspectos da psicopatologia. A ênfase se desloca da patologia dos conflitos, favorecida por uma sociedade repressiva, para uma patologia dos laços, dos limites e da dependência, facilitada por uma sociedade liberal. A problemática pulsional da agressividade ou da sexualidade não pode mais ser pensada de outra forma que não seja numa dialética com a questão da identidade dos limites, do medo da devoração ou do abandono pelas pessoas investidas. As falhas do narcisismo, assim como a importância das relações inseguras precoces desses sujeitos, ocupam lugar preponderante na compreensão dessas patologias. A adolescência é um momento privilegiado de expressão dessa problemática. É, de fato, um revelador do paradoxo ligado à necessidade do adolescente de afirmar sua autonomia e, ao mesmo tempo, de receber dos adultos a força e a segurança interna que lhe faltam. Essa evolução questiona os modelos clássicos da psicoterapia. A abordagem psicopatológica psicanalítica permanece importante para orientar respostas terapêuticas coerentes, desde que ela mesma aceite evoluir em sua conceitualização e ser interrogada pelas transformações da expressão clínica e pela evolução dos conhecimentos biológicos (AU)
Downloads
Referências
GREEN A., (1982). Après-coup, l’archaïque. Nouvelle Revue de Psychanalyse, 26, 195-215.
JEAMMET Ph., CORCOS M., (2001). Evolution des problématiques à l’adolescence: L’émergence de la dépendance et ses aménagements. In : Références en Psychiatrie. Paris: Doin .
WIDLÖCHER D. (1995). Pour une métapsychologie de l’écoute psychanalytique. Rev. Franç. de Psychanalyse, numéro spécial Congrès: métaphysiologie, Ecoute et transitionnalité, 1721-1786.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.