Escrever algo que se gostaria de ler. Da literatura à psicanálise, as coordenadas espaço-temporais do escreve
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v25i2.367Palavras-chave:
clareza, experiência emocional, insaturado, leveza, escuta analítica, escritaResumo
As autoras deste trabalho propõem uma reflexão sobre a escrita psicanalítica, destacando as dificuldades peculiares que lhe caracterizam e fornecendo hipóteses sobre o seu potencial criativo em termos da mobilização de um processo de conhecimento sobre aspectos passados, presentes e futuros da experiência vivenciada antes na sessão com o paciente e, sucessivamente, no ato do escrever. Em especial, após revisar a literatura sobre o assunto com base nas diversas correntes de investigação, o presente trabalho, inserido na corrente da escrita psicanalítica criativa, apresenta a hipótese de que essa não seja apenas uma tentativa de ressignificar e fazer revivenciar aquilo que ocorreu entre paciente e analista, mas que o próprio ato de escrever se torna uma experiência emocional nova e potencialmente transformadora, fazendo surgir aspectos ainda desconhecidos: não se trata apenas de uma lembrança revisitada da experiência ocorrida, mas também de um ato de digestão dos aspectos conhecidos da experiência, bem como um momento caótico de acesso a um novo conhecimento. No artigo também são apresentados trechos de material clínico explicativos da hipótese proposta.
Palavras-chave: clareza; experiência emocional; insaturado; leveza; escuta
analítica; escrita
Abstract
Writing what we would like to read. From literature to psychoanalysis, the space-time coordinates of writing
The aim of this paper is to reflect on psychoanalytical writing, and to consider both the peculiar difficulties of the process and its creative potentialities. The authors assume that the act of writing in psychoanalysis is a process of knowledge that can create a fertile movement between past, present and future aspects of the experience shared by the analyst with the patient in the sessions and in the act of writing. The paper presents a revision of the psychoanalytical literature on the topic, focusing on the various approaches adopted by different authors and then discusses the specific approach of creative psychoanalytical writing, with the assumption that this way of conceiving a clinical report is aimed not only to relive the emotional experience shared by the analytic couple, but is in itself a new emotional, transformative experience. The authors claim that a clinical report written creatively is a revision of the previous experience; it is a further digestion of the known aspects of the experience and also a chaotic moment that can give access to a new knowledge. Clinical material will be included to support the proposed hypothesis.
Keywords: analytic ear; clarity; emotional experience; lightness; negative capacity; writing
Resumen
Escribir algo que daría ganas de leer. De la literatura al psicoanálisis, las
coordenadas espacio-temporales del escribir
Las autoras de este trabajo plantean una reflexión sobre la escritura psicoanalítica, resaltando las dificultades peculiares que la caracterizan y lanzando hipótesis sobre su potencial creativo en términos de la movilización de un proceso de conocimiento sobre aspectos pasados, presentes y futuros de la experiencia vivida antes, en la sesión con el paciente, y, posteriormente, en el acto de escribir. En especial, tras revisar la literatura producida sobre el tema en las diversas líneas de investigación, en el presente trabajo, inserto en la corriente de la escritura psicoanalítica creativa, se plantea la hipótesis de que este no es solo un intento de resignificar y hacer revivir lo que ocurrió entre paciente y analista, sino que el propio acto de escribir se vuelve una experiencia emocional nueva y potencialmente transformadora al hacer surgir aspectos aún desconocidos: no se trata solo de un recuerdo rememorado de la experiencia ocurrida, sino también de un acto de digestión de los aspectos conocidos de la experiencia, así como de un momento caótico de acceso a un nuevo conocimiento. En el artículo también se presentan trechos de material clínico ilustrativos de la hipótesis planteada.
Palabras clave: claridad; experiencia emocional; insaturación; ligereza; escucha
psicoanalítica; escritura
Downloads
Referências
Anzieu, D. (1985). L’Io-pelle. Milano: Raffaello Cortina, 2017.
Balsamo, M. (2017). Etica e scrittura in psicoanalisi. Riv. Psicoanal., 63: 161-178.
Battistini, A. (2013). Scrivere di clinica psicoanalitica. Riv. Psicoanal., 59: 419-433.
Bion, W. R. (1960). 31 gennaio/1 febbraio 1960. Narcisismo e social-ismo. In Cogitations. Roma: Armando, 1996.
Bion, W. R. (1970). Opacità della memoria e del desiderio. In Attenzione e interpretazione. Roma: Armando, 2002.
Bion, W. R. (1975). Memoria del futuro. In Il sogno. Milano: Raffaello Cortina, 1993.
Bion, W. R. (1977). Addomesticare i pensieri selvatici. Milano Franco Angeli, 1998.
Bion, W. R. (1992). Cogitations. Roma: Armando, 1996.
Bion, Talamo P. (1993). Un “codice deontologico” per gli autori? Riv. Psicoanal., 39: 589-604.
Bollas, C. (2013). Brief account on writing. Riv. Psicoanal., 59: 913-914.
Borges, J. L. (1960). L’altra tigre. In Poesie. Milano: Bur.
Calvino, I. (1988). Lezioni americane. Sei proposte per il prossimo millennio. Milano: Garzanti.
Canestri, J. (2016). Presentazione. In C. Lucantoni, & P. Catarci, Il filo di Arianna. Il posto della scrittura nella psicoanalisi. Milano: Franco Angeli.
Capozzi, P., & Demasi, F. (2015). Le ragioni per esistere. Riv. Psicoanal., 61: 371-389.
Carotenuto, A. (1995). Scrittura e psicoanalisi. Roma: Astrolabio.
Chianese, D. (1999). Il lavoro della scrittura tra possesso e separazione. Psicoterapia Psicoanalitica, 1: 68-77.
Chianese, D. (2009). Storie di casi, storie di vita: brevi note. Riv., Psicoanal., 55: 157-162.
Civitarese, G. (2017). Etica e scrittura in psicoanalisi. Riv. Psicoanal., 63: 179-191.
Costantini, M. V. (2004). La Rivista come diario. Riv. Psicoanal., 50: 91-95.
Ferrari, G. A. (2014). Libro. Torino: Boringhieri.
Ferro, A. (2004). Leggere la psicoanalisi: il piacere e l’avventura dell’esplorazione. Riv. Psicoanal., 50: 377-388.
Freud, S. (1912). Consigli al medico nel trattamento psicoanalitico. O.S.F., 6.
Freud, S. (1892). Studi sull’isteria. O.S.F., 1.
Gabbard, G. O. (2000). Camuffamento o consenso: problemi e raccomandazioni rispetto alla pubblicazione e alla presentazione di materiale clinico. Quaderni di Psicoterapia Infantile, 61. Roma: Borla, 2010.
Giuffrida, A. (2004). Il trovato-creato come oggetto di scrittura. Riv. Psicoanal., 50: 229-241.
Goldberg, A. (1997). Writing Case Histories. Int. J. Psychoanal., 78: 435-438.
Green, A. (1994). Slegare. Psicoanalisi, antropologia e letteratura. Roma: Borla.
Greenberg, J. (2016). A dialogue with Jay Greenberg on writing and psychoanalysis. Riv. Psicoanal., 62(2): 365-381.
Klumpner, G. H., & Frank, A. (1991). On methods of reporting clinical material. J. Am. Psychoanal. Ass., 39: 537-551.
Kristeva, J. (2000). From symbol to flesh: the polymorphosus destiny of narration. Int. J. Psychoanal., 81(4).
Lucantoni C., & Catarcip. (2016). Il filo di Arianna. Il posto della scrittura nella psicoanalisi. Milano: Franco Angeli.
Morpurgo, E. (1988). Fra tempo e parola. Figure del dialogo psicoanalitico. Milano: Franco Angeli.
Munari, F. (2014). Scrivere: i tempi, le forme. Temporalità psichica e identificazioni isteriche nel processo di scrittura. Riv. Psicoanal., 60: 947-968.
Nabokov V. (1959). Lolita. Milano, Mondadori.
Naiburg, S. (2015). Structure and spontaneity in clinical prose: A writer’s guide for psychoanalysts and psychotherapists. New York: Routlegde. Nicolò, A. et al. (2004). Appunti sullo scrivere di clinica in psicoanalisi: uno stimolo per l’autocura. Riv. Psicoanal., 50: 243-250.
Ogden, B. H. & Ogden, T. H. (2013). L’orecchio dell’analista e l’occhio del critico. Milano: CIS.
Ogden, T. H. (1998). A question of voice in poetry and psychoanalysis. Psychoanal. Q., 67: 426‑448.
Ogden, T. H. (2008). Sulla scrittura . In L’arte della psicoanalisi. Milano: Raffaello Cortina.
Ogden, T. H. (2013). Thomas Ogden in conversation with Luca di Donna. Riv. Psicoanal., 59: 625-641.
Passone, S. M. (2011). Scrivere la psicoanalisi. Riv. Psicoanal., 57: 891 898.
Peacock, J. & Peacock, P. (2011). Oxford handbook of medical statistics. New York: Oxford Univ. Press.
Pirandello, L. (1911). La tragedia di un personaggio. In Le più belle novelle. S. di Romagna: Gulliver, 1995.
Pirandello, L. (1917). La carriola. In Le più belle novelle. S. di Romagna: Gulliver, 1995.
Plaut, F. (1999). The writing of clinical papers: the analyst as illusionist. J. of Analytical Psychol., 44: 375-393.
Preta, L. (2014). L’umanità in un battito di ciglia. Riv. Psicoanal., 60(1): 113-127.
Quinodoz, D. (2003). Le parole che toccano. Una psicoanalista impara a parlare. Roma: Borla.
Racalbuto, A. (2004). Le parole scritte e lette in psicoanalisi. Lavori che seducono, lavori che annoiano. Riv. Psicoanal., 50: 389-400.
Rossi Monti, M. (2017). Etica e scrittura in psicoanalisi. Riv. Psicoanal., 63: 153-160.
Sarno, M. (1990). L’archivio della tecnica: il resoconto psicoanalitico. Riv. Psicoanal., 36: 27-57.
Scharff, J. S. (2000). Scrivere sulla base dell’esperienza clinica. Gli Argonauti, 96: 1-27.
Schwaber, E. A. (1997). Discussion: ethical issues in clinical case reporting. Discussion group (chairs S. Behnke & E. Wallwork), Am. Psychoanal. Assn. New York: Fall Meeting.
Schwarz, L. (1984). Il diario dell’analista: psicoanalisi e vita. Gli Argonauti, 21: 143-148.
Semi, A. A. (1993). Scrivere la psicoanalisi. Riv. Psicoanal., 39: 567-587.
Semi, A. A. (2004). Disagio della civiltà e scrittura psicoanalitica. Riv. Psicoanal., 50, 73-84.
Shapiro, E. (1998). Discussion of precirculated paper, “On writing from clinical experience”. Am. Psychoanal. Assn. New York: Fall Meeting.
Stein, M. H. (1988). Writing about psychoanalysis: analysts who write, patients who read. J. Am. Psychoanal. Assn., 36: 105-124.
Stoller, R. J. (1988). Patients’ responses to their own case reports. J. Am. Psychoanal. Assn., 36: 371-391.
Tuckett, D. (1993). Some thoughts on the presentation and discussion of the clinical material of psychoanalysis. Int. J. Psychoanal., 74 : 1175-1189.
Tuckett, D. (1994). Developing a grounded hypothesis to understand a clinical process: The role of conceptualization in validation. Int. J. Psychoanal., 75: 1159-1180.
Tuckett, D. (2000). Raccontare gli eventi clinici sul Journal: verso la costruzione di un caso speciale. Quaderni di Psicoterapia Infantile, 61. Roma: Borla, 2010.
Vigneri, M. (2002). La trascrizione clinica: sul prendere appunti. In A. Vergine (a cura di), Trascrivere l’inconscio. Milano: Franco Angeli.
Weisel-Barth, J. (2006). Thinking and writing about complexity theory in the clinical setting. Int. J. Psychoanal. Self Psychol., 1: 365-388.
Widlöcher, D. (1994). A case is not a fact. Int. J. Psychoanal., 75: 1233-1244.
Wright, K. (2015). The Circus animals’ desertion. Riv. Psicoanal., 61: 933-953.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.