A escrita como desafio no percurso do observador pelo método Bick de observação de bebês
DOI:
https://doi.org/10.5281/sppa%20revista.v23i1.225Palavras-chave:
escrita, método Bick, relato escrito, comunicação primitiva.Resumo
Este trabalho discute alguns desafios no percurso do observador ao longo dos três momentos do método Bick de observação (observação, relato da observação e supervisão em grupo), com ênfase especial na escrita. Um dos maiores desafios da escrita, neste contexto, é o de transmitir uma experiência que foi vivida predominantemente de forma sensorial e solitária. Neste contexto, o observador se vê exposto a uma série de sensações que emergem novamente no momento do relato, as quais são compartilhadas com o grupo de supervisão. Cabe ressaltar que o desafio da escrita se interpõe, no método Bick, durante todo o percurso do observador e é especialmente inquietante quando essa escrita se faz necessária para publicação.
Palavras-chave: escrita, método Bick, relato escrito, comunicação primitiva.
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