Entre Merleau-Ponty e Civitarese: o campo da intersubjetividade
Palavras-chave:
Intersubjetividade, Campo analítico, Merleau-Ponty, CivitareseResumo
Tendo em vista o reconhecimento feito por Civitarese da importância da filosofia de Merleau-Ponty para a psicanálise, sobretudo para a necessária fundamentação conceitual do “campo analítico” como “intersubjetivo”, este artigo pretende apresentar, resumidamente, a complexa elaboração realizada pelo filósofo, ao longo de sua extensa obra, acerca da questão da intersubjetividade, assim como seus pressupostos e implicações.
Downloads
Referências
Bavcar, E. (1992). Le voyeur absolu. Paris: Seuil.
Berman, M. (1986). Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Companhia das Letras.
Bonan, R. (1997). L’esthétique de Merleau-Ponty. Paris: PUF.
Bonomi, A. (1974). Fenomenologia e estruturalismo. São Paulo: Perspectiva.
Chauí, M. (1967). Maurice Merleau-Ponty e a crítica ao humanismo. São Paulo: FFCL-USP. Dissertação.
Civitarese, G. (2016). Truth and the unconscious in Psychoanalysis. Londres/Nova York: Routhledge.
Civitarese, G. (2018). Between other and other: Merleau-Ponty as a precursor of the analytic field. In Ferro, A. & Civitarese, G. The analytic field and its transformations, (pp. 151-169). Londres: Routhledge.
Civitarese, G. (2019). Perder a cabeça: abjeção, conflito estético e crítica psicanalítica. Porto Alegre: Dublinense.
Civitarese, G. (2021a). Campo incorporado e reverie somático. Revista Brasileira de Psicanálise, 55(3), 43-57.
Civitarese, G. (2021b). Intersubjectivity and analytic field theory. Journal of the American Psychoanalytic Association, 69(5), 853–893.
De Waelhens, A. Une philosophie de l’ambigüité. Louvain: Nauwelaerts,1970.
Frayze-Pereira, J.A. (1979). O signo e a coisa: uma questão semiológica. Psicologia, 5(3), 1-11.
Frayze-Pereira, J.A. (1984). A tentação do ambíguo: sobre a coisa sensível e o objetivismo científico. São Paulo: Ática.
Frayze-Pereira, J.A. (1996). A questão da Ilusão: Winnicott através de Merleau-Ponty. In Catafesta, I. (Org.). O verdadeiro e o falso: a tradição independente na Psicanálise contemporânea, (pp. 47-58). São Paulo: USP.
Frayze-Pereira, J.A. (2005). Psicanálise implicada. Viver: Mente & Cérebro, 06, 70-79. (Coleção Memória da Psicanálise)
Frayze-Pereira, J.A. (2007). Psychoanalysis, science, and art: Aesthetics in the making of a psychoanalyst. The International Journal of Psychoanalysis. 88(2), 489-505.
Frayze-Pereira, J.A. (2010). Arte, dor: inquietudes entre estética e psicanálise, (2. ed.). Cotia: Atelie editorial.
Frayze-Pereira, J.A. (2021). Estudo controverso permitiu a Freud pensar a psicanálise com Da Vinci: psicanálise aplicada, psicanálise implicada. Revista Brasileira de Psicanálise, 55(1), 147-163.
Frayze-Pereira, J.A. (2022). Entre arte e psicanálise implicada: um campo entre-dois. Reverie: Revista de Psicanálise. 15(1). (no prelo).
Krauss, R. (1994). The optical unconscious. Cambridge: MIT Press.
Lefeuvre, M. (1976). Merleau-Ponty au délà de la phénoménologie. Paris: Klincksieck.
Merleau-Ponty, M. (1942). La structure du comportment. Paris: PUF.
Merleau-Ponty, M. (1945). Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard 1945.
Merleau-Ponty, M. (1960). Signes. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1964). L’oeil et l’esprit. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1966). Sens et non-sens. Paris: Nagel.
Merleau-Ponty, M. (1969). La prose du monde. Paris: Gallimard.
Merleau-Ponty, M. (1971). O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva.
Perniola, M. (1977). Estética no século XX. Lisboa: Estampa.
Pontalis, J.B. (1977). Entre le rêve et la douleur. Paris: Gallimard.
Pontalis, J.B. (1991). Perder de vista. São Paulo: Zahar.
Ricoeur, P. (1977). Da interpretação: um ensaio sobre Freud. Rio de Janeiro: Imago.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.