A propósito da família na atualidade
Resumo
Em seu trabalho, o autor descreve o imaginário cultural sobre o qual deve se desenvolver a família na atualidade. Referem-se, assim, as condições adversas que debilitam a possibilidade de se fundar uma família e as críticas, válidas muitas delas, que se fazem a esse modo de organização social enquanto geradora de patologia. Ancora os conflitos que repercutem na família no fato crucial que supõe a defecção estrutural da figura do Pai. Sustenta que, apesar da crise que afeta a família ocidental, se comprova, mesmo nos grupos marginais e contestadores, um desejo de família. O autor pensa que as formas e os estilos que as estruturas familiares adotarem no futuro são contingentes, com a condição de que se preservem duas características iniludíveis para se assegurar a “normalidade neurótica” dos filhos, a saber: a precedência do Pai no Saber com a conseqüente atenção à sua hierarquia e dignidade, devendo-se manter a distância simbólica entre as gerações e a adequada consolidação da necessária oposição diferencial das funções maternais e paternais. As distorções identificatórias da criança com seus pais vêem-se exacerbadas, quando se elidem as diferenças opositivas do masculino e feminino no par parental. Desenvolve, mesmo assim, algumas considerações sobre as falhas – geradoras de patologia – que tanto se observam nas funções paterna e materna. Finalmente sustenta que a psicanálise deve contribuir com sua leitura imprescindível da atual situação por que passa a família com o objetivo de consolidar uma organização que sustente uma ética da diferença, necessária à constituição da subjetividade.
Downloads
Referências
FREUD, S. (1914). Introducción del narcisismo. A.E., XIV.
______. (1913). Totem y tabú. A.E., XIII.
LACAN, J. El Seminario, Libro 5, Las formaciones del inconsciente. Buenos Aires: Paidós, 1999.
MILMANIENE, J. E. La función paterna. Buenos Aires: Kargieman, 1989. p. 27-34.
______. El goce y la ley. Buenos Aires: Paidós, 1995. p.57-64.
______. Extrañas parejas. Buenos Aires: Paidós, 1998.
______. La clínica del texto: Kafka, Benjamin, Levinas. Buenos Aires: Biblos, 2002. p.119-123.
ROUDINESCO, E. La familia en desorden. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2003. p.212-214.
ZIZEK, S. Las metástasis del goce. Buenos Aires: Paidós, 2003. p.114-115.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Atribuo os direitos autorais que pertencem a mim, sobre o presente trabalho, à SPPA, que poderá utilizá-lo e publicá-lo pelos meios que julgar apropriados, inclusive na Internet ou em qualquer outro processamento de computador.
I attribute the copyrights that belong to me, on this work, to SPPA, which may use and publish it by the means it deems appropriate, including on the Internet or in any other computer processing.
Atribuyo los derechos de autor que me pertenecen, sobre este trabajo, a SPPA, que podrá utilizarlo y publicarlo por los medios que considere oportunos, incluso en Internet o en cualquier otro tratamiento informático.